terça-feira, 12 de março de 2013

O Altar, A Oferta, O Fogo.

Qual é mais importante entre os três? O fogo como resposta a oração? Muitas pessoas gostam do fogo, por quê? Porque simplesmente é bonito ver os sinais, sejam eles quais forem. Mas a pergunta continua: qual é mais importante? Talvez a oferta? De quê tamanho seria? Ou como seria oferecida? Assim como o fogo a oferta tem muitos adeptos. Mas a pergunta ainda persiste: qual é o mais importante: o fogo, a oferta ou o altar? Mas afinal de contas, do que estou falando? 

No livro de I Reis, capítulo 18 dos versos 22 ao 46, aconteceu um dos combates mais impressionantes de toda a história do homem: Elias contra os 450 profetas de Baal. A luta foi necessária para que o povo enxergasse a diferença entre o Senhor Deus e Baal. Todos nós conhecemos a história. Depois que os sacerdotes de Baal se cansaram e se machucaram cortando-se, chegou a vez de Elias. A história é linda porque Deus fez cair fogo do céu em resposta a oração do profeta. O fogo veio tão intenso que consumiu o holocausto, a lenha, as pedras e tudo o mais que havia no altar. Está história aconteceu bem na hora da oferta de manjares com um sacrifício sobre o altar. Mas nesta história o mais importante não é o sacrifício como oferta, nem é o fogo que veio em resposta a oração. Mas o mais importante foi a restauração do altar. A palavra de Deus diz: "Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e reparou o altar do Senhor que estava quebrado." (I Reis 18:30) Para que houvesse fogo como resposta, e sacrifício aceito, Elias teve que, primeiro, reparar o altar. Isto tem de ser a coisa mais importante para nós. Gostamos de sacrificar, ou de ver o fogo cair. Mas primeiro precisamos reparar o altar de nosso coração. 

Com o altar quebrado, Deus não vai responder! Por isso temos de estar reparando este altar todos os dias. Ele se quebra quando deixamos que o pecado invada a nossa vida. Em todos os instantes precisamos reparar o nosso altar. Fazemos isto quando reconhecemos os nossos pecados, e os confessamos ao Senhor todos os dias. Davi sabia que o Senhor só opera quando o altar é reparado. Por isso orou dizendo: "Cria em mim ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto." (Salmos 51:10) Então repare o altar da sua vida, deixa que o Senhor te lave, por dentro e por fora, e viva uma vida de profundas bençãos.

2 comentários:

  1. Pastor Jessé, a Paz!
    Obrigado por visitar o meu blog e segui-lo. Também já estou seguindo o seu blog, parabéns pelo mesmo.
    Que Deus continue te abençoando para que possais pregar a Palavra a todos que dela necessitam ouvi-la e aprendê-la. Abraço, Thiago!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pastor Jessé, tudo na Paz?


    A questão do alatar, arrependimento, etc,.. são temas que não estão querendo falar nesses últimos dias.
    Que Deus continue lhe abençoando!

    CRISTIANISMO EM FOCO

    ResponderExcluir

Muito Obrigado pela sua visita!
Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa retornar a visita, e te seguir.
Volte sempre que quiser!
Abraço,

Pr. Jessé Palma.

Seguidores